Sociologia
Partindo de reflexão sobre: O vídeo BMW Vermelho, este objetiva-se através de análise crítica pessoal embasada em pesquisa bibliográfica tecer comparações a educação para Jovens e Adultos no Brasil, dentro do contexto da sociedade capitalista atual que nosso jovem que não pôde estudar a idade certa enfrenta.
2. DESENVOLVIMENTO
Odilon ganhou um BMW Vermelho no sorteio de um supermercado e no começo foi aquela alegria! Só por parte da mulher e filhos, pois Odilon sabendo que não poderia vender o carro por dois anos, calou, pensativo e preocupado: “ Eu não sei dirigir e não tenho dinheiro para a gasolina. O que ou fazer como o carro?” Pois bem, o carro ficou lá, parado na frente da barraca da família e aos poucos, foi virando outra coisa: virou proteção de goteira em dia de chuva, sua bateria serviu para acender a luz, o radiador quente deu para fazer churrasco. Depois de um tempo, venderam o barraco para morar no carro. O BMW virou casa.
Dois anos se passaram e o carro tornou-se um caco, nem mais parecia aquele automóvel de última geração, enferrujado, pichado, quebrado. Quem iria querer comprá-lo, Odilon então, antes de mandar o dito cujo para o ferro velho, pediu a um amigo, dono de um reboque para realizar o sonho que ele teve desde o começo. Na sequência final, então, com o vento no rosto, segurando o volante com força nas mãos, lá se foram. Odilon e sua família finalmente passeavam no seu BMW Vermelho, rebocado mas, enfim cumprindo a sua função essencial: a de ser finalmente transporte.
Do nosso ponto de vista, esta narrativa ilustra bem a realidade enfrentada pelos tantos Jovens e Adultos, em questão de educação, uma vez que, nas ultimas décadas a EJA tem fugido dos seus reais objetivos, devido aos variáveis contextos de pobreza, bem como da ditadura e também repressões, saindo do centro da educação. Ele mostra um carro de último tipo, tecnologia de ponta na área de veículos, um carro sonhado