limites
Nos dia de hoje percebemos a falta de limites em nossas crianças, esse é um tema que exige reflexões constantes e em relação ao objetivo da educação e como alcança-lo.
Um exemplo é o uso da internet, os pais devem saber que é necessário guiar seus filhos no mundo virtual, é um mundo fascinante ao alcance das mãos, com isso a criança perde a noção do tempo, fica horas no computador e muitas vezes correndo o risco de ser vítima de pedófilos, assassinos ou ladrões. Os pais devem agir de forma enérgica se preciso for, devem esclarecer aos pequenos sobre a realidade do mundo. Impor limites nos horários para todas as atividades diárias da criança, policiar o conteúdo acessado diariamente e deixá-los focados em conteúdos educativos, que sejam interessantes para potencializar seu aprendizado.
Dizer sim e não sempre que for preciso, que algumas coisas podem ser feitas e outras não, deixar a criança ciente que muitas vezes ela irá se frustrar e outras irão satisfazer-se mas que isso é normal e faz parte do aprendizado. Pais que impõe limite a seu filho transmite a ele segurança, proteção, estabelecendo assim um vínculo de respeito. Por outro lado a criança que não recebe este estímulo tem atitudes negativas, como exemplo a birra, que acontece quando a criança quer alguma coisa e os pais não dão. Ela tem que entender que os pais às vezes dizem "não", e que não vão mudar essa decisão. É inevitável que a criança se sinta decepcionada, mas é importante aprender a lidar e conviver com esse sentimento porque são regras e terão de ser compridas para ter-se um ambiente saudável para todos.
Os pais devem estar cientes que dar limites é de sua responsabilidade e fundamental para ensinar a criança que ninguém pode fazer tudo o que quer, mas sim que devemos respeitar o semelhante. É papel dos pais ensinar que todos tem o mesmo direito, que o direito dele acaba onde começa o do outro.
Devemos ensinar aos filhos que