limites na sala de aula
EMBASAMENTO TEÓRICO
Universidade Feevale.
Instituto de Ciência Humanas, Letras e Artes
Pedagogia
Projeto de Pesquisa
Professora: Dinorá
Novo Hamburgo, novembro de 2013
O comportamento dos alunos na sala de aula se faz como referencia a partir do comportamento que se tem em casa, ou seja, a aceitação da imposição de limites dentro do ambiente escolar é um reflexo da imposição de limites que se tem no ambiente familiar.
A família exerce um papel fundamental na constituição do sujeito, porém também se torna importante considerar a influência da criança sobre a família. A criança que se desenvolve bem contribui para a situação familiar. Os pais carecem de algo dos filhos, que também possui suas expectativas dos pais, como confiabilidade e disponibilidade (petry, 2009. P. 47).
Quando uma criança nasce em um lar, a família cria uma expectativa sobre a mesma, depositando o melhor sobre ela, ensinando desde os pequenos limites esperando que os mesmos os coloquem em prática. Sendo assim, essa família estrutura-se a partir de limites que permitem a boa convivência em uma família e sociedade fazendo com que essas crianças vão criando vínculos de confiança e disponibilizando de tempo para ouvi-las sempre que necessário. Todavia quando uma família opta por ter um filho, a mesma tem de ter a conscientização de que existem obrigações para com a criança sendo a principal delas a imposição de limites.
De acordo com Petry (2009) é na infância que se encontram as raízes do sujeito, sendo que suas vivências e expectativas, as suas aprendizagens, servirão de base na estruturação da personalização e do caráter e influenciará decisivamente em sua vida.
Acredito que quando a criança sabe o caminho que ela deve andar, quando adulta não se desvia dele. Ela levará esses ensinamentos pra toda sua vida, tendo o livre arbítrio de decidir o caminho a seguir. Durante nossa vida nos são apresentados diferentes caminhos, cada um