Liminar sobre Seguro Desemprego
Liminar desobriga devolução de seguro-desemprego
.
INÍCIO
M I S S Ã O - Garantir aos necessitados o conhecimento e a defesa de seus direitos.
ÁREAS
Você está aqui: Início
IMPRENSA
Notícias
Liminar desobriga devolução de seguro-desemprego
NOTÍCIAS
26/10/2010 LIMINAR DESOBRIGA DEVOLUÇÃO DE SEGURO-DESEMPREGO
São Paulo, 26/10/2010 - A partir de agora, a União não poderá efetuar compensações involuntárias ou condicionar o pagamento do seguro-desemprego à restituição de parcelas que supostamente tenham sido pagas indevidamente em outra ocasião.
A decisão faz parte de liminar em ação civil pública concedida no último dia 15 em caso que está sob a responsabilidade dos Defensores Daniel Chiaretti e Eliana
Monteiro Staub Quinto, da Defensoria Pública da União em São Paulo (DPU/SP). A determinação vale para todo o território nacional e foi deferida pelo Juiz Federal da 1ª
Vara Previdenciária de São Paulo, Marcus Orione Gonçalves Correia.
Segundo Daniel Chiaretti, o beneficiário não é notificado que recebeu parcelas irregularmente e só fica sabendo que está em suposto débito quando vai pedir um novo seguro-desemprego. “Neste momento, há uma compensação involuntária e o desempregado acaba ficando sem o benefício. Em muitos casos, o beneficiário recebeu as parcelas anteriores por falta de informação ou falhas no sistema, entre outras possibilidades. Ou seja, o Estado se aproveita de uma situação de vulnerabilidade para cobrar um débito", explica o Defensor Público.
Comunicação Social DPGU
Share
Curtir
11
Tw eetar
0
0
Mapa do Site
Copyright © 2014 Defensoria Pública da União. Todos os direitos reservados.
Designed by JoomlArt.com.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0
http://www.dpu.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2740:liminar-obtida-pela-dpusp-desobriga-devolucao-de-seguro-desemprego&catid…
1/1