Ligações Químicas
Leila
Ligações Químicas
Curitiba
2013
Principais tipos de ligações dos materiais:
Ligação iônica: Ocorre entre íons positivos (cátions) e negativos (ânions). Uma ligação iônica envolve forças eletrostáticas que atraem íons de cargas opostas. Essa ligação é a única em que a transferência de elétrons é definitiva. A ligação é não direcional, já que é feita por meio de forças eletrostáticas que atuam em todas as direções.
Esse tipo de ligação geralmente ocorre entre um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a ceder elétrons (em geral os metais das famílias IA, IIA e IIIA) e um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a receber elétrons (os ametais das famílias VA, VIA e VIIA).
Os compostos iônicos, em geral, apresentam altos pontos de fusão e ebulição, são sólidos, duros e quebradiços e solubilizam-se facilmente em solventes polares.
Exemplos de materiais onde ocorre a ligação iônica: Óxidos simples e complexos, argilo-minerais, NaCl, matérias-primas e cerâmicas.
Ligação covalente:
A ligação covalente, geralmente é feita entre os não-metais e não metais, hidrogênio e não-metais e hidrogênio com hidrogênio. Esta ligação é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons. A ligação covalente é direcional, ou seja, mantem um ângulo entre as ligações. Existem duas formas de ligações covalentes:
Ligação covalente molecular: os átomos são unidos devido ao compartilhamento de seus elétrons. Cada par eletrônico formado pertence simultaneamente a dois átomos. As moléculas são estruturas eletricamente neutras porque não ocorre nem ganho nem perda de elétrons, apenas o compartilhamento.
Ligação covalente dativa ou coordenada: ocorre quando um dos átomos apresenta seu octeto completo e outro necessita adquirir dois elétrons para completá-lo. Sendo assim, um átomo que já atingiu a estabilidade eletrônica se une a outro que necessite de elétrons para completar a camada de