urina e agua
Rousseau
Nasceu em Genebra ( Suíça ), iniciou uma nova forma de entender as crianças, que antes eram vistas como adultos em miniatura. Para ele a educação tinha como objetivo ensinar a criança a aprender e a viver em liberdade, a valorização do indivíduo. Redimensionou a educação infantil ao afirmar que não se moldaria o espírito das crianças de acordo com um modelo estabelecido, a criança seria livre no seu contato com a natureza, mostrando ser capaz de agir por si mesma, propôs a mesma o brinquedo e os esportes e que através da agricultura aprenderia a utilizar instrumentos como a pá, bem como contar, pensar, comparar e a medir sugerindo assim atividades relacionadas com a vida para aprender e desenvolver a geometria, a aritmética, o canto e a linguagem, princípios educacionais que ainda hoje permanecem sendo enfatizados na educação.
Pestalozzi
Nasceu em Zurique ( Suíça ) e acreditava que a educação poderia aperfeiçoar o indivíduo e a sociedade, defendia que o lar e a escola tinham que caminhar juntas para a formação humana, abrangendo assim a moral, a política e a religião. Privilegiou os aspectos psicológicos da educação, revolucionando a disciplina que tinha como base a cooperação entre professores e alunos e impulsionou a formação dos professores.
Fröebel
Viveu na Rússia de 1782 a 1852 e destacou-se como o fundador de jardins de infância onde dava ênfase ao amor à natureza e à criança no processo educacional. Recebeu forte influência de Pestalozzi e no auto do seu conhecimento valorizou a família como a base de uma educação onde toda e qualquer formação do homem inicia-se sempre na infância e que a base dos currículos das escolas devem obedecer a cada fase de vida da criança.
Decroly
Educador belga, ressaltou que acriança deve solucionar os problemas e viver os momentos da existência infantil plenamente , ajustou a escola à psicologia da criança onde procurava associar os