Filtração glomerular e secreção e reabsorção pelos túbulos renais
JONAS BARBOSA MACHADO
FILTRAÇÃO GLOMERULAR E SECREÇÃO E REABSORÇÃO PELOS TÚBULOS RENAIS
Brasília – DF
2009
JONAS BARBOSA MACHADO
FILTRAÇÃO GLOMERULAR, SECREÇÃO E REABSORÇÃO PELOS TÚBULOS RENAIS
Trabalho realizado em cumprimento às exigência da disciplina Fisiologia humana da UniEuro, ministrada pelo Prof. Molina, como requisito para obtenção da nota.
Brasília – DF
2009
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.................................................................04
2. SISTEMA URINÁRIO.......................................................05
INTRODUÇÃO
O objetivo da fisiologia é explicar os fatores físicos e químicos responsáveis pela origem, desenvolvimento e continuação da vida. Cada tipo de vida, desde o mais simples vírus até a maior das árvores ou o complicado ser humano, apresenta suas próprias características funcionais.
A fisiologia estuda em todos os aspectos a composição e trabalho dos vários sistemas que compõem corpo dos seres. Este trabalho aborda os aspectos do funcionamento do sistema urinário. Este é um sistema relacionado à formação, o armazenamento e a eliminação dos resíduos do metabolismo, através da urina. Para isso, existe o termo excreção que é a eliminação dos resíduos do metabolismo. A partir de reações químicas que se passam no interior das células, resultam resíduos inúteis ao organismo, muitas vezes dotados de toxidade e que devem ser eliminados.
Será explicado o trabalho deste sistema, focando principalmente na filtração glomerular e a secreção e reabsorção de componentes pelos túbulos renais.