O longo caminho rumo ha igualdade de genero
Nos Últimos anos as mulheres conquistaram o mercado de trabalho e lutaram pela lei que punem a violência domestica, mais o Brasil ainda não alcançou a liberdade de gênero.
De Acordo com o levantamento em 2009 realizado pela 4°edição do Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça apenas 17,1% das mulheres trabalham como empregada domestica, enquanto apenas 1% dos homens assumem a mesma função.As pesquisas também levantam a dupla jornada de trabalho das mulheres Brasileiras,enquanto as mulheres dedicam 22,4 horas por semana os homens dedicam apenas 9,8.
Políticas Publicas
Entre todas as Barreiras a participação das mulheres , a da política é sem duvida , a mais difícil de transpor,exatamente por ser a política o espaço das decisões e do exercício do poder e,como tal privilegio dos homens .No Brasil as mulheres são mais da metade da população e do eleitorado,tem o maior nível de escolaridade e representam quase 50% da população economicamente ativa do pais.Aos poucos a invisibilidade e o silencio tem superados e as mulheres começaram a ocupar espaços antes reservados exclusivamente aos homens,tanto no mundo de trabalho ,como nos demais campos social.
No entanto , não basta disputar e conquistar poder é preciso também transformar a forma de exercer , rompendo com as praticas machistas da política tradicional , e tentar combater a desigualdade de gênero.
Nas ruas por direitos e contra crise.
Também tem sido muito comum , nesses processos de luta , a presença de grupos feminista e a criação de espaços auto-organizados , onde as mulheres se reúnem sem a presença do opressor.Existe o momento em que a mulher vai precisar de juntar com outras mulheres para afirmar, porque se não ela corre o risco de sempre ter que procurar um homem para pedir ajuda e isso é muito perigoso.
As mulheres por sua vez foram protagonistas em varias manifestações como a manifestação em primavera do Árabe,Marcha das Vadias ,O movimento dos