fichamento CARDOSO
Nome: Roseli Ferreira Cabral Furtado. RA: 911104407
Matéria: Orientação de TCC 1
Tema do Trabalho: GESTÃO SOCIAL: O ASSISTENTE SOCIAL COMO
GESTOR DO SERVIÇO SOCIAOASSISTENCIAL.
CARDOSO, Priscila. DAL PRÁ, Keli Regina. A atuação profissional do assistente social na coordenação de projetos socioeducativos: a experiência dos Centros de Educação Complementar de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: 2010.13 p.129-141
Resumo: Este artigo discute, mediante a exposição dos dados de uma pesquisa exploratória, a intervenção profissional dos Assistentes Sociais no eixo de planejamento e gestão em um dos serviços da Proteção Social Básica da política de assistência social . O objetivo do estudo foi caracterizar a intervenção profissional do assistente social, no espaço de coordenação dos Centros de Educação Complementar .
Pág.
Citações Diretas
Comentários
132
“A PNAS passa a determinar a forma como os serviços socioassistenciais do SUAS serão organizados, tendo por referência a vigilância social – que refere-se ao desenvolvimento da capacidade e de meios de gestão pelo órgão público gestor da assistência social para a identificação das formas de vulnerabilidade social da população e do território pelo qual é responsável –, a defesa social e institucional – que trata de como devem estar organizados os serviços de Proteção Social Básica e Especial, a fim de garantir aos usuários o acesso aos direitos socioassistenciais e à sua defesa – e a proteção social – que refere-se ao conjunto de ações, benefícios e auxílios utilizados na prevenção e como forma de reduzir o impacto das situações de vulnerabilidade e risco, na direção do desenvolvimento humano e social e dos direitos de cidadania (PNAS, 2004).”
A autora aborda que a PNAS da todo suporte para que o A.S, seja gestor. A PNAS reconhece o direito de acesso e