Fichamento de Resumo - Domínios da História (Ciro Flamarion Cardoso)
CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo (org). Domínios da História. Ensaios De Teoria E Metodologia. RJ : Campus, 1997. p. 275- 295.
O presente texto História das Mulheres de Rachel Soihet , inicia o capitulo abordando como se deu o inicio dos estudos históricos sobre as mulheres. A grande reviravolta da história nas ultimas décadas, debruçando-se sobre temáticas e grupos sociais até então excluídos do seu interesse, contribui para o desenvolvimento de tais estudos. Com a chegada da mulher na atuação dos papéis masculinos, consideradas não tão boas, deu lugar ao desequilíbrio da história.
A Escolas dos Annales, por sua vez, busca desvencilhar a historiografia de idealidades abstratas, preferindo voltar-se para a história dos seres vivos, concretos, e à trama de seu cotidiano, em vez de se ater a uma racionalidade universal. Embora as mulheres não fossem logo incorporadas à historiografia pelos Annales, porém contribuem para que isto se concretize num futuro próximo. Já no marxismo considera a condição de uma sociedade sem classes com mudança do modo de produção, o que não justifica uma atenção especial do historiador para a questão feminina.
Com a onda de movimentos feministas a partir dos anos 60, foi uma contribuição maior para o surgimento da história das mulheres. As reinvindicações das mulheres provocaram uma forte demanda de informações, pelos estudantes, sobre as questões que estavam sendo discutidas. Com as pressões, resultando em maiores espaços para estudos, multiplicando pesquisas, tornando-se a história das mulheres, desta forma, um campo relativamente reconhecido em nível institucional. Com o desenvolvimento da história das mulheres no campo da micro-história, alguns novos enfoques surgiram no âmbito das pesquisas na área. A maternidade, a família e a sexualidade são exemplos de temas que se introduzem como análise de estudo, tirando o foco exclusivo do sentido político, dos direitos civis, do exercício do