Calorimetria
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA – ENGETEC
RESOLUÇÃO DO EXERCICIO DE CALORIMETRIA
ANTONIO ELIÉUS SCHUMACKER
JESSICA GUEDES
PROFESSOR JOSÉ CARLOS
Física II
JOINVILLE – SC
2014
INTRODUÇÃO
O estudo do calor (energia térmica em movimento) exige conhecimento científico com capacidade de raciocínio lógico. Tal conteúdo é aplicado desde os primórdios da humanidade, sendo tal elemento "fogo" característica da transição de uma população nômade em uma sedentária, sem esquecer de mencionar a agricultura aliada a tal fatores. A resolução da questão contida neste trabalho é referente ao estudo da Calorimetria, sendo visto o trabalho feito pelo calor latente e o calor sensível, onde sua diferença é que este último esta presente onde há mudança de temperatura sem alterar o estado físico.
DESENVOLVIMENTO
EXERCÍCIO 17.102
Aquecimento domiciliar fornece um a quantidade de calor para 1kg de água (c=4190J/kg.k) calculado na fórmula: Q=m.c.∆t, sendo que:
Q= Quantidade de calor, no SI Joule, m= Massa da substancia, no SI Joule, c= Calor específico da substância, no SI J/kg.k
∆t= Variação da temperatura
Essa fórmula só pode ser usada para calor sensível, ou seja, quando a substância em questão ao receber ou fornecer calor altera a sua temperatura sem alterar seu estado físico.
Q=m.c.∆t
Q=1.(4190).42
Esse sistema será substituído por outro em que o vapor d’agua (100ºC) se condensa (passa do estado físico vapor para o líquido) e deixa tal mecanismo na temperatura 35ºC. Vale ressaltar que neste sistema o componente H2O através de processos exotérmicos libera calor latenta (altera a estrutura física) e o calor sensível para cair a temperatura em 65º, passando de 100ºC para 35ºC. A fórmula do calor latente: Q=m.l
Q= Quantidade de calor, no SI Joule,
M=massa da substância, no SI kg,
L= calor latente, no SI