Ligações quimicas
Ligações iônicas: é um modelo que tenta explicar as ligações entre elementos muito eletronegativos (geralmente ametais e hidrogênio) e elementos eletropositivos
(metais).
Propriedades físicas: - Altos pontos de fusão e ebulição.
- Condutividade elétrica quando fundidos ou dissolvidos em água.
- Solubilidade em água ( a maioria ).
- Apresentam aspecto cristalino.
- São sólidos e possuem brilho ( a maioria )
Exemplos: cloreto de sódio (NaCl) ; sulfeto de cálcio (CaS) ;óxido de potássio (K2S)
São denominados compostos iônicos.
Ligaçõs metálicas: Os metais de um modo geral são pouco eletronegativos, não exercendo portanto uma atração muito forte sobre os elétrons da última camada. Propriedades físicas: - São bons condutores de calor e eletricidade.
- A maioria são sólidos.
- A maioria dos metais possuem pontos de fusão (PF) e pontos de ebulição (PE) elevados. - São insolúveis em água (alguns metais mais reativos do grupo 1 e 2 da tabela, reagem com a água) e em solventes orgânicos.
- São maleáveis e dúcteis.
- Possuem brilho.
Exemplos: Ferro, Cobre,Alumínio
São denominadas substancias metálicas.
Ligações covalentes: : O modelo teórico da ligação covalente tenta explicar a atração existente entre elementos eletronegativos, ou seja, os átomos envolvidos
(ambos) atraem elétrons, que são compartilhados. As substâncias formadas por ligações covalentes dão origem às substâncias moleculares.
Propriedades físicas: - Existem nos estados gasoso, líquido e sólido. Quando no estado sólido, geralmente possuem pontos de fusão e ebulição mais baixos se comparados com os das substâncias iônicas ou metálicas.
- Algumas são solúveis em água (polar), outros são solúveis em solventes apolares e outros, ainda, são solúveis em ambos.
- Normalmente, não são condutoras de eletricidade, nem puros, nem quando dissolvidos em água. A exceção ocorre por conta dos ácidos, que quando em solução, conduzem corrente elétrica.