Parque ambiental encontro dos rios
“VISITA DE CAMPO AO PARQUE AMBIENTAL ENCONTRO DOS RIOS E ENTORNO DA REGIÃO DE OLARIAS E CERAMISTAS DO POTI VELHO”
I. Definição da área
Visita técnica realizada na manhã do dia 12 de maio de 2012, acompanhada pelo professor Emanuel Sérvio, como carga horária dos créditos da disciplina Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Entorno do parque ambiental “Encontro dos Rios” e redondezas da área de Olarias e Ceramistas do bairro Poti Velho – Teresina – PI.
II. Introdução
Os problemas ambientais são consequências do desequilíbrio causado pelo usoinadequado dos recursos naturais. Isso tem se transformado em grande preocupaçãojunto á humanidade, pois esta agora precisa se habituar a conviver de forma equilibrada com o meio ambiente (Vieira, 2007).
A visita técnica foi realizada em dois momentos, o primeiro momento a observação do Parque Ambiental Encontro dos Rios que é um dos pontos turísticos mais belos e visitados por turistas e a população de Teresina, tem como principal atrativo, o encontro dos rios Parnaíba e Poti que cortam a cidade. O Parque foi criado em dezembro de 1993 e reúne em seu complexo um pólo de comercialização e produção artística, espaços para exposição, um restaurante flutuante, trilhas para passeio, mirantes, centro de recepção de turistas e uma vista espetacular do encontro das águas.
O segundo momento da visita foi o entorno da região do Poti Velho, bairro que tem sua história envolvida com a história do surgimento e crescimento da cidade. Essa região é bem conhecida pela extração de argila, seja ela por Oleiros (fabricação de tijolos) ou Ceramistas (produzem artefatos cerâmicos), na zonanorte da cidade.
III. Problemática apresentada
Durante o trajeto realizado entre o Parque Ambiental “Encontro dos Rios” (ponto de encontro da turma com o professor) e área comercialização de Ceramistas do bairro Poti Velho, observou-se várias problemáticas na região. Onde podemos relacionar:
1. No Parque Ambiental