Ligas de cobre
É uma das ligas metálicas mais antigas da humanidade, segundo a história, a fabricação do bronze iniciou-se a mais de 3000 anos, e ficou conhecida como Idade do Bronze. Quando os ferreiros perceberam que a utilização do cobre tornou-se inviável em virtude da procura, estes por sua vez misturaram acidentalmente o estanho com o cobre na tentativa de aumentar o volume de material, e a mistura deu certo. Essa liga entre o cobre e o estanho produziu um metal que apresentava flexibilidade, e era mais macio podendo seus restos serem fundidos novamente e reaproveitados na produção de peças, que ao contrario do ferro e do cobre que uma vez fundidos apresentavam-se duros e mais difíceis de manusear.
As civilizações antigas utilizaram amplamente o bronze entre elas se pode destacar o Egito, Grécia e Babilônia, evidentemente muitos povos antigos utilizaram esse material, porém o seu surgimento está ligado a essas civilizações mais antigas.
O bronze porem mostrou ser mais vantajoso tendo em vista que além de ser um metal relativamente mole para ser trabalhado conferia beleza e resistência à peça fabricada, a partir deste momento então, inicia-se a produção de diversos tipos de objetos, como esculturas, armas, utensílios de cozinha, adornos e até jóias.
O bronze é uma liga metálica que possui inúmeros usos e os mais comuns são:
Industriais como a fabricação de parafusos, ferramentas, equipamentos para usinas, aparelhos elétricos, conexões hidráulicas, revestimento de motores, em engrenagens em