Cobre e suas ligas
Este trabalho aborda as principais características do cobre, suas ligas e propriedades básicas. Desde a extração apresenta o método de obtenção deste elemento e o beneficiamento do mesmo até atingir um grau de pureza adequado. As vantagens em se utilizar o mesmo, por ser um material reciclável, além de ser muito utilizado em ligas, que introduzem a este propriedades peculiares, como no caso das ligas Cobre-Zinco, Cobre-Estanho, Cobre-Níquel, Cobre-Alumínio, Cobre-Estanho-Níquel, sendo estas as mais conhecidas. Abordando seus métodos de endurecimento, nos quais darão suas características, demostra isto através dos diagramas de fases e, por fim, não deixa de citar suas principais aplicações no cotidiano.
2 - Histórico
O cobre foi o primeiro metal utilizado pelo homem. Encontrado na superfície da terra em forma de “cobre nativo”, puro em seu estado metálico, foi o substituto da pedra como ferramenta de trabalho, armas e objetos de decoração. O cobre tornou-se, pela sua existência, uma descoberta fundamental na história da evolução humana.
Historiadores concordam que as primeiras descobertas importantes do cobre deram-se na área compreendida entre os rios Tigre e Eufrates, ao norte do Golfo Pérsico. Os romanos designaram o metal com o nome de “aes cyprium”, já que a ilha de “Ciprus”, no Chipre, foi uma das primeiras fontes deste. Com o tempo, o nome transformou-se em “cyprium”, logo após em “Cuprum”, originando o símbolo químico Cu.
O fato de se ter encontrado objetos de cobre tão antigos em diversos lugares do mundo é prova das propriedades deste metal: durabilidade; resistência à corrosão; maleabilidade; ductilidade e fácil manejo.
Em 1874, foi descoberta a mina Caraíba, no sertão da Bahia. Somente após 70 anos é que foram iniciados os trabalhos de prospecção. Em 1996, o empresariado brasileiro sob a liderança do grupo Pignatari, estabelece uma planta de metalurgia em Dias D’avila, Bahia, para a produção de cobre eletrolítico. No início da