Liga de protecção da natureza
O que é Liga para a Protecção da Natureza (LPN)? É uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONG). Fundada em 1948, orgulha-se de ser a mais antiga associação ambiental da Península Ibérica. É uma associação sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública. Tem como objectivo principal contribuir para a conservação do património natural, da diversidade das espécies e dos ecossistemas.
A LPN encontra-se sedeada em Lisboa. Na sede funciona também o Centro de Formação Ambiental. Em Castro Verde, a LPN possui 5 Herdades, numa área total de cerca de 1700 ha e um Centro de Educação Ambiental em Vale Gonçalinho. A LPN tem duas delegações regionais: LPN - Alentejo, LPN - Algarve e um núcleo: LPN - Centro.
As actividades da LPN compreendem a intervenção cívica através de projectos de Conservação da Natureza, Investigação, Formação, Educação e Sensibilização Ambiental.
A LPN é membro da The World Conservation Union (IUCN), do European Environmental Bureau (EEB), do Conselho Ibérico (CIDN), do Mediterranean Information Office for Environmental Culture and Sustainable Development (MIO-ECSDE), do Seas at Risk (SAR) e do European Union for Coastal Conservation (EUCC) da World Wide Fund for Nature (WWF).
É ainda representante da Agência Nacional do Centro Natura do Conselho da Europa e membro fundador da Rede Portuguesa de Educação Ambiental.
Objectivos específicos:
Contribuir para a Conservação da Natureza através de actividades que compreendem a investigação e implementação de projectos de conservação;
Promover a cidadania ambiental incentivando a participação pública, através de acções de formação e educação ambiental;
Divulgar e sensibilizar, sobretudo aos jovens, as questões relacionadas com o Ambiente;
Impedir a delapidação e a destruição dos meios naturais, ou seus elementos, e do património cultural;
Contribuir para a difusão do conhecimento produzido pelas comunidades académica e científica;