Soldadura linde
Gases de Protecção na Soldadura
Discentes:
Eng. Electrotecnia e computadores (Electromecânica)
Índice
Introdução
Em 1902, Carl von Linde descobriu o processo de separação de ar e, um ano mais tarde arrancava, nas proximidades de Munique, a primeira unidade de produção de oxigénio. Estava assim alcançado a primeira etapa fundamental na empresa, que se vem expandindo com sucesso até aos dias de hoje.
Em Portugal, a Divisão Linde Gas, presente através da Linde Sogás, Lda., fornece gases a mais de 8.000 clientes, dispondo para tal de um centro moderno de produção de gases em Alenquer, além de duas unidades de enchimento de garrafas na Maia/Porto e em Sines. Um altíssimo padrão de qualidade, assim como uma extensa rede distribuidora, garantem o máximo de segurança no fornecimento em qualquer ponto do país, que sem este gás na indústria metalomecânica seria impensável a evolução sem os processos de soldadura. A razão principal reside sobretudo na grande flexibilidade de aplicação desta técnica, aliada a custos de investimento relativamente pequenos. Os processos de soldadura com gás de protecção, Metal-Inert-Gas (MIG), Metal-Active-Gas (MAG) bem como Tungsten-Inert-Gas (TIG), adequam-se a quase todos os materiais soldáveis, cobrindo todo o espectro de processos de soldadura, desde o manual ao automático.
O espírito inovador de Carl von Linde continua bem vivo e manifesta-se através do desenvolvimento e aperfeiçoamento dos nossos produtos e de novas tecnologias de aplicação de gases, cada cliente através da Linde poderá ter o seu “gas” de acordo com as suas exigências, um grupo de engenheiros altamente especializados estudam o caso de forma a garantir um gás mais eficiente o que economicamente também se manifesta vantajoso o que visa alcançar o máximo de produtividade.
Há algum tempo, tem-se verificado a tendência para o uso mais frequente de misturas de gases de protecção contendo hélio. Consoante a aplicação a que se destina, um