Soldadora
Manuel Neto
Soldadura
Soldadura
A soldadura pode ser definida como um processo de ligação permanente entre duas peças através de uma união íntima e atómica entre as superfícies em contacto, obtendo-se uma junta cm propriedades mecânicas análogas ou superiores ás do metal base e, mantendo-se a continuidade da natureza metálica através da ligação.
Manuel Neto
2
Soldadura
Conceitos fundamentais
Metal base
É o material que constitui as partes a unir.
Material de adição
É o material que será usado como enchimento no processo de soldadura, capaz de preencher as folgas entre as superfícies a unir. O material adicional é da mesma natureza das partes e, será usado para assegurar a continuidade das propriedades no caso da soldadura por fusão, de chapas ou peças relativamente espessas.
Manuel Neto
3
Soldadura
Evolução da soldadura
A tendência à proliferação de metais e ligas
No início do século a soldadura era usada no ferro, no aço e no cobre.
Actualmente o processo é aplicado aos aços inoxidáveis, ligas leves, aços ligados especiais e mais recentemente, ao titânio e ao molibdénio. Há sempre a perspectiva do uso de novos materiais e portanto a pesquisa de novas técnicas.
A tendência à automatização
Forçado pela redução de custos, tempos de execução e produtividade, a pesquisa para automatização de processos é constante, envolvendo inclusive, profissionais de outras áreas da engenharia.
A tendência para a normalização, especificações e métodos de controlo
Como o campo da soldadura se amplia constantemente, as especificações tornam-se mais restritas e as tolerâncias mais estreitas. O controlo de qualidade actual exige o uso crescente de recursos informáticos.
Manuel Neto
4
Soldadura
Processos de soldadura
Soldadura por fusão
Na maior parte dos casos utiliza-se calor para fundir o metal, de forma a criar uma ligação entre as partes a serem soldadas, as quais solidificam ao retirar a