Lideres
Os tipos de pessoas variam muito, mas os tipos de líderes geralmente são os mesmos. São eles:
->Autocratas: O fundamental, para eles, é cumprir as ordens sem discuti-las ou alterá-las. Na falta de instruções claras, devemos consultá-los sempre e não fazer as coisas por conta própria assumindo riscos.
->Negligentes: É bom sermos precavidos, não confiando na liberdade usufruída e nos policiando para não nos excedermos em certas funções, a fim de que, depois, não sejamos responsabilizados por erros que não cometemos.
->Nervoso: Com esse tipo de pessoa, a solução é procurar ser ágil nas ocasiões em que ele estiver calmo e ser calmo quando ele estiver agitado. Deve-se fazer o possível para relevar os seus “estouros”, recordando que são frutos do temperamento e não do caráter. (Às vezes, cinco minutos depois de “estourar” ele “esfria a cabeça” e procede de maneira oposta, com extrema magnanimidade). É bom, também, evitar interrompê-lo quando estiver ocupado e não lhe pedir favores quando se encontrar de mau humor.
->Vaidosos: Para estes, infelizmente, o que funciona são os elogios, faça-os se quiser ou puder, isso é questão da sua consciência. Precisamos ser cautelosos para nunca criticá-los por trás, pois, cedo ou tarde, tal crítica chegará ao seu conhecimento e isso jamais será perdoado.
->Bons: Devemos ter o cuidado de não abusar, tropeçando na ilusão de que toda pessoa boa é boba. Há algumas regras de boa conduta que nos ajudam e devem ser seguidas ao lidarmos com nossos líderes:
-Respeite os seus líderes de acordo com as normas disciplinares. Porém, faça um pouco mais: estime-os se puder e, provavelmente, eles também o estimarão.
-Quando se lembrar dos defeitos de seu líder, não se esqueça de suas qualidades.
-Não faça comentários sobre a vida particular do líder: ele presumivelmente não costuma esmiuçar a sua.
-Quando conquistar a amizade pessoal dos líderes, não