Lideres
ADMINISTRAÇÃO / CONTABEIS
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR: HÉLIO CEZÁRIO
ESTUDO DE CASO: COOPERMAMBRINI
Coopermambrini é uma empresa com 41 colaboradores, todos cooperados, especializada na fabricação de carrocerias metálicas para caminhões. A empresa, fundada pela família Mambrini, começou a funcionar em 1946, fabricando carroças. Tornou-se grande fabricante de carrocerias de caminhões. Nos anos 80, tinha sete filias no Brasil e chegou a dominar 50% do mercado da América Latina. Nessa época, começaram seus problemas. Suas dívidas eram tão grandes que a família Mambrini precisou entregar seis filias aos credores, ficando apenas com a sede em Vespasiano, na Grande Belo Horizonte.
A entrega das filiais não liquidou as dívidas. A situação era tão crítica que, a partir de 1989, a empresa não depositava mais o FGTS dos colaboradores. Em julho de 1997, o pagamento dos salários foi interrompido. Os colaboradores fizeram sucessivas greves, sem resultado. Os colaboradores foram à justiça, conseguindo que a empresa desse as máquinas e equipamentos como forma de pagamento. No entanto, os colaboradores não tinham instalações para produzir. Em 1997, resolveram fundar a CooperMambrini, que comprou a empresa de seus antigos proprietários.
Parte do valor foi pago a vista. O restante foi financiado para pagamento conforme faturamento. As quotas foram divididas proporcionalmente ao valor das verbas rescisórios do contratos de cada ex-empregado, agora na situação de cooperado. Não há mais pagamento de salários. As retiradas dos funcionários são correspondentes a seus antigos salários. O restante do lucro é dividido igualmente.
Acabaram-se os cargos de chefia. Todos os funcionários são igualmente responsáveis pela empresa. Há apenas um Coordenador Geral da Empresa, eleito pelos cooperados. As decisões mais simples são tomadas por um Conselho Administrativo formado por sete cooperados com mandato de