Liderença - artigo
2) Identificar os critérios para escolha de um estilo de liderança;
3) Explicar como o líder pode criar e manter boas relações com seus funcionários, gestores e pares.
4) Cite os traços de personalidade comuns de um bom líder.
1) Os lideres nas grandes organizações geralmente possuem diversos traços de em comum. Tais como: Adaptabilidade, entusiasmo, autoconfiança, cooperação, capacidade de relacionamento interpessoal, habilidade de gestão, persistência, iniciativa, conhecimento da área de atuação, integridade, carisma, persuasão entre outros.
A capacidade de liderança envolve diversos traços, como alguns já citados. Algumas pessoas já nascem com um talento “nato” de liderança, pois carregam consigo uma facilidade na execução de habilidade que um líder precisa e com traços pessoais importantes para a execução de tal posição. Outras já não possuem essa mesma “sorte” e precisam desenvolver estas habilidades e facilidades.
Hoje em dia é muito discutido se um líder “nasce” líder ou se ele “se torna” líder. Acreditamos que o líder deverá ser algo que se preparou para isso, independentemente deste indivíduo possuir facilidade para tal posição ele deverá estudar e se aprimorar para fazer frente a suas obrigações como líder. Aqueles que já nascem com tais traços irão possuir uma maior facilidade para aprimorar estas habilidades até que as mesmas cheguem em um nível em que exercer a liderança seja uma função eficiente do indivíduo.
2) O estilo de liderança deve ser escolhido de acordo com o perfil de atuação do líder , com a forma de trabalho do segmento em que o mesmo atua e com o grau de instrução e conhecimento sobre o trabalho que deverá ser desenvolvido de seus liderados. Os três principais estilos de liderança, são:
Autocráticos: Líder voltado para a execução da tarefa. Não consulta a opinião dos demais, toma as decisões sozinho.
Democráticos: Tipo de líder