Liderar Formar Seguidores
Etimologicamente, liderar significa conduzir. A partir desta definição, posso dizer que Líder é aquele que conduz o grupo.
Dois autores vêm a corroborar com a citação acima, como seguem:
“Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”. (James C. Hunter - O Monge e o Executivo)
“Geralmente, a liderança envolve influenciar as atitudes, crenças, comportamentos e sentimentos de outras pessoas; um líder tem mais influência do que aquele que não é líder”. (Paul E. Spector – Psicologia nas Organizações).
A habilidade de liderar na maioria das vezes é nata, nasceu com o lider, mas ela também pode ser treinada. O que é muito difícil de treinar é a paixão por liderar.
A liderança pode surgir em inúmeras situações, em casa, na escola, no trabalho, no lazer, etc, mas é na dificuldade, que a liderança flora mais rapidamente.
Nas situações de perigo, de dificuldade, situações em que somos pressionados, encurralados, que um bom líder se destaca, conduz sua equipe para a solução e que se formam mais seguidores.
Agora quando você lidera para se atingir um objetivo (e este está explícito para toda a equipe), o seu trabalho é facilitado e o resultado será alcançado com o trabalho de todos, ou seja, para todos.
O objetivo comum declarado faz com que sua equipe esteja cada vez mais comprometida, dedicada e influenciada para o alcance deste objetivo comum, que pode ser: entregar um pedido, lançar uma coleção, cumprir uma força tarefa de produção, enfim, qualquer ação para contribuir com o sucesso comum da equipe.
Já que o comprometimento não é uma palavra comum nos dias de hoje, é necessário expor aos liderados que comprometimento quer dizer: comprometer-se com os compromissos feitos na vida, na empresa, com o grupo, com a equipe. Então cabe ao líder reforçar e instigar em seus liderados, esse comprometimento.
Todos podem liderar, basta: Querer.