Desenvolvendo lideres
Definição Liderança / Líder
Etimologicamente, liderar significa conduzir. Líder é o que conduz o grupo.
Para Tolstoi (Apud LACOMBE, Francisco, 2006) o líder é fruto das circunstâncias e seus atos são tão conduzidos quanto de seus liderados. Circunstâncias diferentes requerem líderes com características diferentes. A liderança é um conceito relativo: não há líderes sem seguidores; não há líder no vácuo.
Já Kouzes e Posner (Apud LACOMBE, Francisco, 2006) argumentam que para falarmos em liderança é preciso acreditar que as pessoas podem fazer a diferença na vida dos outros, influenciar os acontecimentos e que somente a história modela o comportamento.
O uso da influência é fundamental na definição de qualquer liderança. Os líderes influenciam as pessoas por meio de poder de que dispõem, obtendo controle sobre recursos que são importantes e escassos, dessa forma, fazendo com que outras pessoas dependam deles. De acordo com Max Weber (Apud LACOMBE, Francisco, 2006) o poder pode ser definido como sendo a capacidade de controlar indivíduos, eventos ou recursos; ou como sendo a capacidade para influenciar decisões, pessoas e o uso de recursos de tal modo, que eles farão algo que, de outro modo não fariam. No entanto, essa influência deve ser, em certa medida, sancionada pelos seus seguidores.
A liderança acontece no contexto de grupos voltados para metas. O líder oferece um ponto focal logicamente convincente e emocionalmente gratificante para as pessoas que estão tentando entender as causas e as conseqüências da atividade organizada. O líder reduz a complexidade organizacional a condições simples que as pessoas conseguem entender e comunicar.
Líderes são agentes de mudança e devem ser capazes de inspirar coragem a seus seguidores. Independentemente do que um líder faz, se os seguidores não respondem, conseqüentemente ele fracassa. Líderes de sucesso têm seguidores bem sucedidos.
O aparecimento e o sucesso permanente de um