Poluições e suas consequencias
Poluição
E
Suas
Consequências
Professora: Patrícia Disciplina: Biologia
Índice
1- Poluição: conceito
2- Poluição radioativa: estrôncio 90 e césio radioativo
3- CFC e destruição da camada de ozônio
4- Inversão térmica
5- Chuva ácida
6- Poluição por mercúrio
7- Materiais não biodegradáveis
8- Smog fotoquímico
9- Monóxido de carbono (CO)
10- Eutroficação
11- DBO e consumo de oxigênio
12- Controle biológico de pragas
Introdução
O principal assunto atualmente são os modos de preservação ambiental já que foi constatado que o problema vêm se agravando com o passar dos anos, devido a diversos fatores. Um dos problemas mais sérios a serem tratados é a poluição e os fatores que levam ao seu agravamento. Vamos aprofundar alguns assuntos para entendê-los melhor e refletir possíveis soluções ou precauções que podemos tomar para contribuir de alguma forma à preservação do meio ambiente.
Poluição: conceito
Poluição é a degradação do ambiente sendo prejudicial ao meio e aos organismos que nele vivem. Existe a Poluição sonora, térmica, atmosférica, por elementos radioativos, por substâncias não biodegradáveis, por derramamento de petróleo e por eutrofização, entre outros.
“Mundo sendo amassado, destruído e jogado no lixo”.
Poluição radioativa: estrôncio 90 e césio radioativo
Estrôncio 90: Um dos mais perigosos poluentes radioativos é o estrôncio 90, sendo imitador do cálcio pode ser ingerido através de leite e ovos contaminados. Ele se aloja nos ossos e sua radioatividade pode alterar a atividade da medula óssea e afetar a produção de células sanguíneas ocasionando uma anemia ou até mesmo leucemia.
Césio radioativo: É uma substância prejudicial. Um exemplo que podemos citar dessa substancia foi o acidente de Chernobyl, onde ocorreu uma exposição desse material nuclear nesse meio e prejudicou o solo, as plantações, o ar, os