Poluição hidrica
Curso de Segurança do Trabalho
“Poluição Hídrica”
Aracaju 06 de Maio de 2011
Cristiana Góis
Luciana Ferraz
Mariane Soares
Roselane Souza
Roseane Silva
Trabalho correspondente a
Matéria de Proteção do Meio Ambiente.
Orientador: Lívio Augusto
Aracaju 2011
Introdução O planeta Terra é composto principalmente de água. Os oceanos cobrem a maior parte dele e existe lagos, rios, córregos e até mesmo água subterrânea. Toda a vida da Terra - desde o menor dos insetos até a maior das baleias, depende dessa água. Ela é preciosa! Mas não estamos fazendo um bom trabalho para manter a água limpa. Em muitos lugares, a água tornou-se poluída. Os rios e lagos são contaminados pelo lixo, esgoto ou por produtos químicos tóxicos despejados neles.
A água do subsolo pode ser poluída pela gasolina ou outros líquidos nocivos que penetram no solo. Alguns fertilizantes e agrotóxicos usados nas fazendas e em gramados também se infiltram pelo solo.
O oceano, que é a moradia de muitos tipos de vida, vem sendo usado há muito tempo como um lugar para se jogar lixo e produtos químicos tóxicos. Ele também está ficando poluído.
Precisamos salvar nossa água, mantendo-a limpa e saudável para que as pessoas, plantas e animais sempre tenham esse líquido precioso para beber. Os peixes e outras criaturas também precisam de um meio limpinho para viver.
A água é um bem precioso e cada vez mais tema de debates no mundo todo. O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e lagos) podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providencia seja tomada. O ser humano é o grande responsável pela poluição da água doce.
Desenvolvimento
A poluição hídrica, também conhecida como poluição das águas, é caracterizada pela introdução de qualquer matéria ou energia responsável pela alteração das propriedades físico-químicas de um corpo d’água. Os principais responsáveis