Desenvolvendo os lideres
Jill Conner
Para alcançar objetivos agressivos de crescimento, muitas empresas globais estão, cada vez mais, reconhecendo a importância de se desenvolver o talento de liderança daqueles indivíduos que demonstr am a habilidade de virem a ser os futuros executivos sêniores da empresa. Este artigo enfoca os esforços de uma empresa de produtos ao consumidor no valor de $ 8 bilhões de dólares que provou ser ela mesma uma empresa líder no desenvolvimento de liderança global. Descreve como a empresa está desenvolvendo seus líderes ao redor do mundo. Observações foram feitas em profundidade durante muitos anos, tempo em que o autor participou tanto como um observador interno no processo de tomada de decisões como um obse rvador externo do progresso da empresa. © 2000 John Wiley & Sons, Inc.
A Necessidade de Desenvolver Futuros Líderes Globais
No início da década de 90, a equipe de liderança sênior de uma empresa global de produtos ao consumidor da Fortune 200 começou a questionar se o canal condutor encarregado de fornecer novos executivos para a empresa teria a amplitude necessária para apoiar a expansão global planejada. Enquanto a população atual de gerentes gerais (GG) da empresa era de aproximadamente 60 pessoas, as estimativas previam que de 30 a 35 novos gerentes gerais seriam necessários entre 1996 e 2000 para liderar unidades de operação por todo o mundo. Uma posição chave de operação, o gerente geral é responsável por todos os aspectos de uma unidade geográfica incluindo-se funções como marketing, vendas, finanças, recursos humanos e fabricação. Cada GG, junto com uma equipe de executivos funcionais, é responsável por uma unidade de negócios específica.
Embora a quantidade de pessoas necessárias para preencher estas posições não parecesse muito alta, havia uma séria preocupação de que a empresa pudesse enfrentar uma falta de pessoal com as habilidades e capacidades necessárias e que