liderar equipes
Por Carla Fernanda Gutierres de Oliveira para o RH.com.br
Carla Fernanda Gutierres de Oliveira
Graduada em Psicologia pela Faculdade FADAP/FAP, Faculdade da Alta Paulista. Possui MBA em Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pessoas e Especialização em Psicopedagogia Clínica e Empresarial. Atua há aproximadamente dez anos na área de Recursos Humanos. Nos últimos sete anos, realiza processos de seleção, treinamentos e desenvolvimento de pessoas, principalmente a comercial. Aplica palestras abordando temas como: comunicação, trabalho em equipe, liderança, motivação e atendimento ao cliente. + textos de Carla Fernanda Gutierres de Oliveira
Antes de falarmos do líder, vamos destacar o trabalho em equipe. Muitas pessoas atualmente estão trabalhando em grupo ao invés de trabalharem em equipe. Grupo é um conjunto de colaboradores com objetivos em comuns, apesar de cada um já ter o seu objetivo individual. Já na equipe, além dos colaboradores possuírem os objetivos em comuns, eles atuam juntos no cumprimento de metas específicas, ressalto que, para "atuarem juntos" esses membros primeiramente precisam conseguir vislumbrar as vantagens do trabalho em equipe, a complementaridade, a interação, a interdependência e o sinergismo das ações.
Nesse processo de formação da equipe é importante também, a disposição dos membros em compartilhar objetivos, decisões e resultados. E uma peça fundamental nessa construção é o líder.
No processo da formação de grupo em equipe, é primordial que o líder acompanhe desde o início, o mesmo deve passar todas as informações necessárias da empresa e da cultura organizacional para o recém-contratado, para que o novo membro incorpore esses valores o quanto antes, fazendo com que ele se identifique com o grupo e se comprometa com a equipe e, por fim, com a empresa.
Quando a equipe está integrada, existe a necessidade constante do líder dirigir as ações, toda situação exige um líder, cada um