Liderança
A liderança é um dos temas mais estudados na área de relações humanas e seu papel é essencial na construção de resultados para pessoas e empresas. O conceito que era atribuído ao ato de liderar estava relacionado ao mandato e criticas. Atualmente, liderança remete à ideia de influencia ao sucesso.
O que define um líder é a capacidade de influenciar pessoas no sentido do alcance de objetivos e oferecer uma visão de futuro aos seus liderados. Para tanto, são necessárias habilidades e técnicas para orientar e conduzir os colaboradores e equipes a desempenharem suas funções e alcançarem os resultados esperados.
O administrador possui funções como planejar, organizar, dirigir e controlar, porém isso não implica ter a habilidade de lidar adequadamente com as pessoas com quem trabalha, a rigor deveria ser também um líder mas administração não é sinônimo de liderança.
A liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. Podemos definir liderança como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Os elementos que caracterizam a liderança são, portanto, quatro: a influência, a situação, o processo de comunicação e os objetivos a alcançar. (CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos, Rio, 2000, p. 558)
2.1 Teorias sobre liderança
Existem três abordagens teóricas a respeito da liderança: as teorias sobre estilos de liderança, as teorias de traços de personalidade e as teorias situacionais de liderança.
2.1.1 Teorias sobre estilos de liderança
É uma abordagem teórica que prescreve uma maneira e estilo de comportamento que provoca resultados positivos e prósperos conquistando o sucesso almejado como um todo. As abordagens sobre liderança mais divulgadas são: os três estilos de liderança, a liderança orientada para tarefas ou pessoas e a grade gerencial.