Liderança
GABRIELA DE CASTRO ALMEIDA
PORTO
ABRIL DE 2013
SUMÁRIO
Conteúdo
INTRODUÇÃO 3 1 O PROCESSO DA LIDERANÇA 4 2 TEORIAS DA LIDERANÇA 5 3. TENDÊNCIAS QUE AFETAM A LIDERANÇA 7 4.LIDERANÇA TRANSFORMANTE, TRANSACCIONAL E TRANSFORMACIONAL 9 5. PRINCÍPIOS DA LIDERANÇA CARISMÁTICA 12 6. CONCLUSÃO 14
INTRODUÇÃO
O homem, como resultado de evoluções e mudanças, teve como reflexo da dominação do fogo a vantagem de se tornar caçador em vez de caça e assim,de exercer forte liderança sobre o meio em que vivia. As armas feitas de ossos, chifre, madeira e pedra serviram como um diferencial e importante fator na influência sobre a sobrevivência. Os primitivos líderes então, já começaram a surgir. Eles eram aqueles que se destacavam por serem os mais inventivos, que desenvolviam artefatos, matavam mais e por consequência comandavam o grupo.
Até 300 a.C. a liderança era exercida pelo poder das armas. O panorama mudou quando a dominação das armas deixou de ser um diferencial. Começou então a despontar um novo tipo de líder, aqueles que tinham capacidade de influenciar através da persuasão. Usavam a ideia de poderes sobrenaturais para se impor, além de ajudar, proteger, castigar e curar.
“A ignorância ou a falta de conhecimento na época, justificava suas crenças. Nos primórdios os sistemas de crenças eram fundados em poderes sobrenaturais” (ELIAS, 1998, p.232). Esse tipo de líder deixou de ser acreditado apenas quando a humanidade revolucionou os conhecimentos e começaram a aceitar como verdadeiro o fato que tivesse comprovação científica.
Ao longo da história da humanidade, a liderança dos homens já se modificou diversas vezes, sempre com renovação constante. Por isso esse artigo tem como objetivo definir quais foram os tipos de liderança e qual o conceito que é o atualmente o mais aceito.
1 O PROCESSO DA LIDERANÇA A grande questão que envolve o intenso interesse de pesquisadores e a autores a fazerem uma análise bem feita