Liderança
No atual cenário empresarial proliferam idéias próprias sobre as características de uma liderança excepcional em adição aos princípios e teorias clássicos.
Como a liderança hoje é um dos condutores das organizações ao alcance da excelência e da sua própria superação, tanto mais interesse tem sido evidenciado pelo assunto, fato que atrai um grande número de conjecturas sobre modelos e aplicações utilizados para identificar, desenvolver e avaliar o potencial dos executivos e pessoas-chave dentro das empresas e o desempenho das equipes de trabalho. Encontrar líderes excepcionais parece ter se tornado vital para o sucesso das organizações.
Todos sabemos que a busca de resultados tangíveis sempre foi um dos grandes motores da vida das organizações. A descoberta de dois fatores, tais como necessidades do reconhecimento, e segurança e sentido de pertinência, promoveram a primeira grande mudança na forma de conduzir a empresa e os seus empregados. Como conseqüência, mudaram também os parâmetros que definiam um bom chefe e começou a delinear-se a concepção do moderno conceito de liderança.
2. O QUE É LIDERANÇA?
Conceituar liderança é uma tarefa bastante difícil, pois vários são os enfoques encontrados na literatura disponível sobre o assunto.
Cecília Bergamini (1994) descreve a existência de três abordagens na definição do termo liderança:
A) Preocupação com o que o líder é: alguns autores associam liderança com características pessoais, como carisma e firmeza. É o caso de ao delinear o perfil de Átila, o huno, como o de um exímio líder, estabelece os seguintes atributos da liderança: lealdade, coragem, anseio, resistência emocional, vigor físico, empatia, poder de decisão, antecipação, sincronização, competitividade, autoconfiança, responsabilidade, credibilidade, tenacidade, confiabilidade, vigilância e proteção. Esta abordagem é bastante restrita, pois pressupõe que a liderança seja um dom nato.
B) Preocupação