Liderança
Introdução
A condução de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados é chamada de liderança. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência. Nos últimos anos, boa parte das pesquisas e obras sobre lideres tem sido criticada por ser de escopo muito restrito, mais preocupada com a explicação dos comportamentos face a face com seus colaboradores, ao invés de examinar os líderes no contexto maior de suas organizações, prestando pouca atenção ao papel da liderança organizacional em termos do tratamento da mudança ambiental. É o processo de maior importância ao qual se deve fazer ênfase.
Teorias
Segundo Chiavenato a Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas. Existem três principais teorias sobre a liderança: * Traços da personalidade. Segundo esta teoria o líder possui características marcantes de personalidade que o qualificam para a função. * Estilos de liderança. Esta teoria aponta três estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal. * Situações de liderança (teoria Contingencial:). Nesta teoria o líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação
Para Lacombe os líderes influenciam as pessoas graças ao seu poder, que pode ser o poder legítimo, obtido com o exercício de um cargo, poder de referência, em função das qualidades e do carisma do líder e poder do saber, exercido graças a conhecimentos que o líder detém.
Tipos de Liderança
Liderança autocrática: Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos