Liderança
1. Empreendedorismo Uma das primeiras definições da palavra “empreendedor” foi elaborada no início do século XIX, originou-se da palavra entrepreneur que é francesa, literalmente traduzida, significa “Aquele que está entre ou intermediário.” (HISRICH, Robert. D., 1986, p.96). Com os passar dos anos os conceitos foram se moldando de acordo com a evolução e necessidade das organizações.
Em quase todas as definições de empreendedorismo, há um consenso de que estamos falando de uma espécie de comportamento que inclui: (1) Tomar iniciativa, (2) organizar e reorganizar mecanismos sociais e econômicos a fim de transformar recursos e situações para proveito prático, (3) aceitar o risco ou o fracasso. (SHAPERO, 1975, p. 187.) Para o economista, um empreendedor é aquele que combina recursos, trabalho, materiais e outros ativos para tornar seu valor maior do que antes; também é aquele que introduz mudanças, inovações e uma nova ordem. Para um psicólogo tal pessoa é geralmente impulsionada por certas forças – a necessidade de obter ou conseguir algo, experimentar, realizar ou talvez escapar a autoridade dos outros. Para alguns homens de negócios, um empreendedor pode ser um aliado, uma fonte de suprimento, um cliente ou alguém que cria riqueza para outros, assim como encontrar melhores maneiras de utilizar recursos, reduzir o desperdício e produzir empregos que outros ficarão satisfeitos em conseguir. (VESPER, 1975, p.2.).
Na atualidade, segundo Angelo (2003) “empreendedorismo é a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar uma ideia por meio da aplicação de criatividade, capacidade de transformar e o desejo de tomar aquilo que comumente se chamaria de risco”. A definição de empreendedor é um termo utilizado para qualificar principalmente o indivíduo que apresenta de uma forma especial e inovadora de dedicação às atividades de idealização, organização, administração e execução e que resulta na transformação de conhecimentos e