Liderança
HABILITAÇÃO: Técnico em Segurança do Trabalho.
Liderança
Leonardo Tadeu de Andrade Campos. EST1L
São Vicente – SP
2015
INTRODUÇÃO
A palavra liderança define o processo da influência que se tem sobre as outras pessoas, incentivando-as de modo a trabalharem com entusiasmo por um objetivo comum. Existem várias classificações dos líderes: por exemplo, relativamente à formalidade na sua eleição, costuma-se falar de líderes formais (eleitos por uma organização) ou de líderes informais (que emergem de um grupo).
Conceito de Liderança
Você deve ter um supervisor em seu estágio ou, se trabalha, um chefe, gestor ou gerente. O termo vai depender da forma da sua empresa conceber o papel do líder. Mas, afinal o que é ser um líder? Para Robbins (2002), a liderança é a capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas. Sendo a origem da liderança formal ou informal. O líder formal, normalmente, assume uma posição dentro da empresa de acordo com o organograma. Mas pode acontecer de você ter um chefe e você não o considerar um líder. Talvez você conheça alguém do seu trabalho que não pertence a um cargo de chefia, mas tem a capacidade de influenciar as outras pessoas, por exemplo, um colega ao quais todos que estão à volta ouvem com atenção e aceitam as sugestões dadas por essa pessoa. Esse seu colega no exemplo citado é um líder informal, pois exerce influência sobre as outras pessoas, de modo espontâneo. Para Fiorelli (2004), a liderança é a capacidade que algumas pessoas possuem de conseguir que outras, de modo espontâneo, ultrapassem o estabelecido formalmente. Se voltarmos um pouco à História da humanidade, vamos encontrar várias pessoas que se destacaram pela sua liderança, como:
a) Gandhi Gandhi conseguiu influenciar todo um país (Índia) de forma pacífica a chegar a sua independência. Ele conseguiu reunir toda a população indiana em torno de um único objetivo. Na época, a Índia era uma colônia da Inglaterra.