LIDERANÇA
O mercado de trabalho mudou significativamente nos últimos tempos. Já não existe uma relação estável de trabalho para toda a vida. A adaptação à mudança é uma constante.
Os ritmos de mudança cada vez mais acelerados exigem imediatismos de resposta cada vez mais curtos com problemas ao nível do equilíbrio casa / trabalho. Estas mudanças trouxeram consigo novos desafios ao desenvolvimento e manutenção do bem-estar nas organizações e no local de trabalho.
Compreender o papel da liderança e do bem-estar são hoje realidades incontornáveis em qualquer organização humana. Líderes e seguidores são duas faces da mesma moeda. Ambos participam de um processo produtivo onde os papéis se equivalem. O líder influencia o bem-estar do seguidor pela forma como constrói o seu papel no processo de liderança.
Compreender como os líderes influenciam o bem-estar dos seus colaboradores é hoje uma das preocupações fundamentais das organizações. Neste trabalho abordaremos o papel do líder, a relação líder-liderado, chefia-colaborador, e a importância desta relação para o desempenho e resultados organizacionais.
2. LIDERANÇA
A liderança apresenta inúmeros significados, tantos quantos as pessoas que atentaram definir. Definir liderança é como definir amor, democracia, paz ou liberdade. Embora cada um de nós intuitivamente saiba o que os outros querem dizer com estas palavras, elas não significam o mesmo para todas as pessoas (Stogdill, 1974).
Estão identificados cerca de 65 diferentes sistemas de classificação desenvolvidos para definir as dimensões de liderança. Um desses sistemas foi o proposto por Bass (1990: 11-20). Para este autor, a liderança deveria ser perspectivada como um processo de grupo. Nesta perspectiva, o líder é o centro da mudança no seio do grupo e incorpora a vontade do grupo.
Um outro grupo de definições encara a liderança do ponto de vista da personalidade, sugerindo que a liderança é uma combinação de traços ou caraterísticas