Liderança
Liderança – quando uma pessoa consegue conduzir as ações ou influenciar o comportamento de outra(s) pessoa(s).
Outra definição de Liderança: é a realização de metas por meio da direção de colaboradores. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é líder. Um grande líder tem essa capacidade dia após dia, ano após ano, em uma grande variedade de situações.
A liderança não pode ser vista apenas como habilidade pessoal, que torna algumas pessoas mais aptas a influenciar outras. Às vezes, ocorre o contrário. Um grupo necessita de um líder e escolhe alguém para desempenhar o papel.
Em outros casos, o líder parece ser uma figura temporariamente eficaz, cujo sucesso depende apenas da existência de uma missão. Completada a missão, o líder torna-se desnecessário e é dispensado pelo grupo.
Não se deve enxergar a liderança apenas como habilidade pessoal, mas processo interpressoal dentro de um contexto complexo, no qual outros elementos estão presentes.
Segundo Douglas MacGregor, não é um atributo da pessoa, mas uma combinação complexa de quatro variáveis ou elementos:
1. características do líder,
2. atitudes, necessidades e outras características pessoais dos liderados,
3. características da organização, em especial a tarefa a ser realizada, e
4. conjuntura social, econômica e política.
Três componentes do processo da Liderança
Liderança
Líder Seguidores Missão
A liderança estabelece objetivos, porém, leva em consideração o que já foi previamente determinado pela organização. Para melhor entendimento seguem as principais tarefas do líder: (kawaniscka:1989)
1. Definir a missão institucional – o estabelecimento de objetivos é uma função criativa, ou seja, descobrir, o verdadeiro compromisso da organização.
2. Dar forma institucional ao objetivo – construir uma estrutura social e definir políticas. Moldar