Liderança
Livro: Liderança de equipes
Autores: Damáris Vieira Novo, Edna de Assunção Melo Chernicharo e Mary Suely Souza Barradas, Editora FGV: 2008
Capítulo 1: Liderança
Liderança é entendida como um processo de influência constituída na inter-relação entre a pessoa do líder e seus empregados.
Liderança também é um processo de influência nos demais para que trabalhem com entusiasmo para cumprir seus objetivos.
Liderança é um processo que constitui a combinação de três elementos: o perfil do líder, o perfil da equipe e o contexto organizacional.
Para o líder ser reconhecido como tal, e para que seja meio de expressão da liderança, ele deve direcionar e conjugar esforços no sentido de fazer convergir os interesses da organização e os objetivos desejados por sua equipe.
Uma liderança bem sucedida depende de comportamentos, habilidades e ações apropriadas, e não de características pessoais.
A pessoa do líder
Segundo definição sociológica, o líder é a pessoa que, em dado tempo e lugar, por suas ações, modifica, orienta, dirige ou controla atitude, ação e comportamento social de um ou mais adeptos ou seguidores (Cabral, 1979: 181).
De acordo com essa compreensão, o líder é aquele indivíduo que por meio de sua postura é capaz de influenciar outras pessoas, levando-as a comungar objetivos comuns.
“Líderes são pessoas comuns que aprendem habilidades comuns, mas que no seu conjunto formam uma pessoa incomum”. (Motta, 1994: 207).
A liderança, então, pode ser ensinada e aprendida por qualquer indivíduo.
Merei (1949; ver Henneman, 1989) observa que o líder desempenha o seu papel adotando uma das estratégias abaixo, e mostra as reações do grupo diante delas, além de sugestões de mudanças no comportamento do líder:
Tipo de líder
Comportamento adotado
Reações do grupo
Mudanças comportamentais do líder
O que dá ordens
Comportamento de um líder que, em primeiro lugar, deu ordens, fez sugestões e controlou os companheiros do grupo.
O líder foi evitado,