Turismo
TIAT – Turismo de Informação e Animação Turistica
Bárbara Abreu
Trabalho realizado sob a orientação da:
Professora Denise Corte
24 de Novembro
Índice
Introdução
No âmbito da disciplina de TIAT (Turismo Informação e Animação Turística) escolhi falar sobre o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, situado no distrito de Guarda, pois possui variadas potencialidades, que vão desde a cultura, beleza paisagística, arquitetura, gastronomia, festas e romarias, à história da região.
Ao longo do tempo as cidades, concelhos ou até mesmo freguesias, foram desenvolvendo um patrimonio, sendo este muitas vezes associado à história e aos seus antepassados, contribuindo estrategicamente para a sustentabilidade e para o desenvolvimento dos territorios e das populações que lhes estão agregadas.
Projeto de Desenvolvimento do Mundo Rural
As regiões rurais, devido à fragilidade, deixaram de ser vistas somente sob a forma agrícola/produtiva, para ganharem diversidade funcional com caráter sustentável, dando lugar a uma diferente imagem dos territórios rurais. O patrimonio é nos dias de hoje, tido como um bem a preservar, na imagem e identidade desse territorio, contribuindo para a afirmação dos valores culturais e ambientais, contribuindo estrategicamente para a sustentabilidade e para o desenvolvimento dos territorios e das populações que lhes estão agregadas.
Patrimonio de Figueira de Castelo Rodrigo
Algodres: Igreja Matriz, com original capela do Sagrado Coração de Jesus; Fonte do Cabeço; Capela românica do Senhor dos Aflitos, com imagem de Cristo, em estilo barroco. ´
Almofada: Ruínas do Templo romano (Torre das Águias); Santo André, Miradouro natural com vista das arribas do Águeda; Cruzeiro Roquilho, do séc. XVI; Cruzeiro histórico no Andro da Igreja; Igreja