Liderança
As instituições necessitam de pessoas para seu funcionamento, independente do ramo em que se atua, para que aja desenvolvimento em seus processos, é essencial essa participação. É ai que a gestão de pessoas desempenha uma importante função, oferecendo motivação, treinamento, manutenção e tudo que esta ligado a eficácia dos funcionários e melhorias para a empresa.
Segundo CHIAVENATO (2007 p.15) “As pessoas passam a maior parte de seu tempo vivendo ou trabalhando dentro de organizações.” Ou seja, veem se tornando cada vez mais dependentes das organizações, sendo consideradas um dos principais recursos dentro das mesmas. Seja qual forem suas participações, de qualquer maneira influenciam na gestão empresarial. (CHIAVENATO 2007 p.15) afirma que pessoas não são recursos, mais que a denominação de Recursos Humanos vem das pessoas nas quais participam desempenhando papeis nas instituições organizacionais, que são requeridas da mesma forma que as organizações requerem recursos financeiros, matérias e tecnológicos. Dessa forma a empresa precisa de pessoas, assim como também precisa dos outros recursos para cumprir suas metas e objetivos, mas não desvalorizando seus funcionários. “Hoje, a tendência é fazer com que todas as pessoas, em qualquer nível dentro da organização, sejam administradores- e não simplesmente executores- de suas tarefas.” CHIAVENATO (2007 p.98).
Assim, ao invés de se preocuparem somente com o que estão fazendo, passarem a se preocupar também com o modo e como estão fazendo, procurando por melhorias e soluções, deixando claro que todos são importantes e responsáveis pela empresa. CHIAVENATO (2007 p.98) afirma que “É assim que crescem e solidificam-se as organizações bem-sucedidas.”
Com responsabilidades impostas por todos colaboradores, e executadas dentre todos os níveis. “A fim de atingir certos objetivos, as pessoas se agrupam em organizações para traspor as suas limitações individuais e obter sinergia de esforços por meio