Liderança
Em diversos momentos de nossas vidas nos deparamos com situações em que é necessário exercer a função de líder ou que haja outra pessoa desempenhando este papel, tanto na nossa vida profissional quanto na pessoal.
Nas organizações sempre há um líder, a pessoa a quem os demais são subordinados, que delega ordens para a realização das tarefas. O objetivo do líder é fazer com que todos os componentes do grupo desempenhem melhor sua função, para que este objetivo seja alcançado o líder precisa estabelecer metas, criar meios de melhorar os procedimentos e alcançar a melhor qualidade possível em todas as áreas. Para desempenhar uma boa liderança o líder deve ser :
*Comunicativo;
*Objetivo;
*Experiente;
*Exigente;
*Criativo;
*Autoritário (quando necessário).
As características e habilidades acima podem ser adquiridas através de análises de situações práticas e treinamento.
Existem três diferentes estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal.
Líder autocrático: Autoritário, toma as decisões e impõe os procedimentos a serem realizados individualmente, não dando oportunidade aos liderados de opinarem nas situações organizacionais. É decididamente focado na realização das atividades.
Liderança democrática: O líder dá liberdade dos liderados opinarem nas decisões organizacionais.
Liderança liberal: Com um grupo com certo grau de maturidade, o líder não necessita supervisionar assiduamente seus liderados, deixando-os à vontade para a realização dos seus projetos.
Um bom líder deve utilizar sua criatividade e estar sempre inovando para manter seus liderados motivados, para que desempenhem melhor sua função, colaborando assim para a melhor prestação de serviços à empresa que atua.
Os líderes encontram diversas maneiras de motivar seus funcionários, alguns oferecem comissões aos que vendem bem, promoções aos que alcançam as metas, folgas, aumento salarial, e até o simples ato de elogiar o liderado por uma atividade feita