liderança
Porque é que certas pessoas têm um sucesso continuado e recorrente na liderança de empresas ou de organizações de todos os tipos? O que fazem os líderes eficazes que os distingue dos demais?
Em primeiro lugar é preciso ter a noção de que nenhum processo de nomeação formal garante a liderança. Ou já é o reflexo do reconhecimento de uma capacidade de liderança ou é uma simples oportunidade de liderança, que vai ter de ser comprovada e testada. A liderança não é um posto, nem um título. É um processo interativo através do qual uma pessoa exerce uma “influência dominante” sobre seguidores voluntários. A liderança exerce-se.
A prática da Leadership Business Consulting nas empresas e no desenvolvimento de líderes em contextos organizacionais complexos ilustra que os líderes eficazes concentram a sua ação e têm desempenhos superiores à média em seis dimensões de atuação:
(I) Têm Carácter e Competências Pessoais;
(II) Definem e Comunicam um Caminho Atraente e Mobilizador;
(III) Estão Focados na Concretização de Resultados;
(IV) Inovam e Aumentam a Capacidade Organizacional;
(V) Atraem, Inspiram e Gerem Talento e Desenvolvem Outros Líderes;
(VI) São Competentes no Negócio da sua Organização.
1. Os Líderes Eficazes têm Carácter e Competências Pessoais
O substrato do exercício da liderança é o carácter. Falhas de carácter retiram a base de sustentação de qualquer processo de liderança. Por outro lado, um carácter e uma base ética exemplar sustentam um líder mesmo em condições adversas do exercício da sua liderança. Algumas competências pessoais também são importantes:
Honestidade, integridade e coragem, uma imagem positiva, bom humor, elevada capacidade de comunicação em grupo e de transmitir os objetivos em interações um para uma Elevada exigência sobre os níveis de desempenho. Saber assumir responsabilidades; e Autoconfiança e humildade.
2. Os Líderes Eficazes Definem e Comunicam uma Visão