Liderança
Disciplina Liderança e Comunicação Interpessoal
2014
Texto 1
A Liderança Emocional e Sua Influência Sobre o Clima Organizacional
Inteligência Emocional e Clima Organizacional
DEISE KATIANA DE OLIVEIRA
Os efeitos que a liderança constituída de inteligência emocional, chamada aqui de liderança emocional, pode causar no clima organizacional, influenciando assim na satisfação dos colaboradores e, conseqüentemente, na produtividade da organização.
Com o advento da globalização as organizações precisam cada vez mais ser competitivas e, para que vençam neste cenário tão complexo, é necessário que aqueles que desempenham o papel de líderes estejam dotados de capacidades, habilidades e atitudes que se traduzam no aumento do desempenho, na motivação e na satisfação de seus liderados. Nos últimos anos, o tema liderança tem sido alvo de muitas pesquisas e o seu exercício, acompanhado da inteligência emocional, pode resultar em um líder eficaz e na produção de resultados organizacionais positivos.
A metodologia utilizada consiste em pesquisas bibliográficas de forma categórico-dedutiva. O objetivo é identificar e compreender o impacto da liderança emocional sobre o clima organizacional e seus resultados para a organização, retratando o grau de satisfação material e emocional das pessoas e a qualidade do ambiente interno de uma organização. São exemplificados os modos de ação dos líderes, os estilos definidos, as competências necessárias para o exercício da inteligência emocional, quando os estilos funcionam melhor e os respectivos impactos no clima da organização.
A expressão das emoções pode fornecer informações valiosas sobre as pessoas e sobre as diversas situações. Uma explosão de raiva dirigida a um colega de trabalho pode ser reflexo de sobrecarga pelo excesso de trabalho. Uma sensação de ansiedade a respeito de uma apresentação pode significar a necessidade de um maior preparo sobre os fatos e