Liderança
Licenciatura em Gestão
“O que é que eu aprendi nas aulas da unidade curricular de Liderança e Gestão de Equipas?”
Antes de responder directamente à pergunta vou fazer uma breve descrição das competências que eu tinha antes de frequentar esta unidade curricular e a constante evolução das capacidades e competências que fui adquirindo no decorrer do semestre.
Ao longo destes três anos de licenciatura em Gestão sempre abordámos superficialmente o conceito de liderança em algumas cadeiras mais teóricas e eu como qualquer outro meu colega deste curso ambiciona “crescer” e ser “grande” e aplicar este conceito na prática com vista a obter o sucesso e melhores competências. Contudo sempre tive a ideia de que nas Organizações o papel de liderança era assumido apenas pelos membros de topo e só estes poderiam solucionar tanto as dificuldades da Organização como determinar estratégias para a mesma “crescer” e obter sucesso, para motivar os colaboradores, para inovar e reconhecer o trabalho e o papel que cada um tem dentro da mesma. Mas com o constante desenvolvimento das capacidades ao longo das aulas desta unidade curricular pude concluir que a minha ideia inicial não estava totalmente correcta. Com o jogo didático que efectuámos na aula apercebemo-nos de que dentro de um grupo, qualquer elemento pode tomar o papel de líder e tomar as decisões que “quiser”.
Uma outra ideia que tinha inicialmente acerca dos conceitos de Gestão, Liderança e Chefe era que estes teriam a mesma definição e nunca me despertou o interesse de perceber se estes conceitos são ou não são os mesmos. Contudo, num debate acerca de um caso pratico que fizemos numas das aulas desta unidade curricular o professor José Portela deixou em aberto a pesquisa da diferença entre estes três conceitos que frequentemente utiliza-mos não só nesta unidade curricular como no nosso dia-a-dia e esta ideia motivou-me e numa pesquisa extra-curricular consegui perceber de que estes