Liderança
O tema liderança vem sendo discutido com mais freqüência nos últimos anos, entre estudiosos, instituições de ensino e organizações empresarias. É crescente o número de artigos e livros que são publicados mensalmente, havendo também uma oferta significativa de seminários, palestras e conferências. Dessa forma, a liderança vem se caracterizando como um elemento de grande importância na vida do ser humano.
Há, sem dúvida, muitas teorias sobre a formação de líderes que acabaram se transformando em verdades absolutas. Porém, é preciso tomar cuidado, pois nem tudo o que existe faz realmente sentido na prática. Todavia, existem alguns atributos essenciais na formação de um líder.
Etimologicamente a palavra liderança teve sua origem no latim, cujo significado é conduzir. Mas com o passar do tempo ela foi evoluindo dentro de suas traduções, para um raciocínio e um entendimento mais claro da mesma.
Durante anos pesquisadores vem buscando uma origem para a liderança, mas chegam à conclusão de que a liderança está presente há mais tempo na vida do homem do que se pode imaginar, liderança é a arte do ser humano.
Liderança é um termo carregado de conotações enviesadas que evoca a idéia de comando ou controle de um indivíduo sobre os seus seguidores. Liderança é influenciar sem autoritarismo, é fazer com que as pessoas façam algo não porque elas são obrigadas, mas porque são motivadas a fazer com amor e excelência.
Teorias foram formuladas para buscar uma resposta mais precisa sobre a natureza nata e inata da liderança. Até hoje existem várias divergências sobre esse assunto. Porém destaca-se na pesquisa duas teorias que são: Foco no líder e Enfoques situacionais.
Muito se discute sobre a liderança na vida do individuo, se o mesmo nasce ou adquire com o decorrer do tempo traços que o transforme em um líder em potencial. Chega-se a um ponto em comum: todos por mais que nasçam com habilidades de liderança precisam buscar um aperfeiçoamento, pois se dependerem