Liderança
Em uma era de mudanças é necessário estar apto para compreender e se adaptar à todas as situações contingenciais que a vida nos proporciona. Stephen Covey em seu texto "As Dez Chaves para uma Era de Mudanças" traz vários aspectos e pontos importantes sobre como entender e se preparar para o processo de mudanças que ocorre cada vez mais frequente não só nos ambientes organizacionais como também nas áreas emocionais e particulares dos indivíduos.
A mudança se inicia sempre em nós mesmos, se não mudamos, não podemos exigir que o universo a nossa volta mude. Precisamos compreender que nossos hábitos são a principal fonte das nossas ações, devemos modificar nossos modelos mentais e nossos hábitos, para assim poder exigir que os outros venham a mudar também.
Dentro das dez chaves propostas por Covey, existem vários pontos os quais pode-se ressaltar. A primeira chave do processo de mudança é compreender a necessidade de mudar, isto é, adquirir a consciência da importância do ato. Com base nessa ideia, o passo seguinte é alinhar suas ideias com as da organização ou meio em que você está inserido. É importante que tenhamos um nível de segurança interior elevado, ou seja, algo que nos proteja para os pensamentos relacionados a insegurança que podem nos desmotivar, desta forma todas as transformações devem ser legitimadas em âmbito pessoal e devem ser realmente úteis para o cotidiano.
Seguindo pelo conceito das dez chaves, cabe ressaltar os seguintes pontos: A responsabilidade pelos resultados de uma ação, enterrar os velhos paradigmas e mergulhar em novas expectativas, estar aberto a novas opções e caminhos e confiar e se relacionar com as pessoas interessadas.
O mais importante dentre todos os fatores é o fato do propósito único e transcendental. Como grupo, em uma era de mudanças, é de fundamental importância um objetivo em comum bem detalhado e claro, para facilitar qualquer ação