liderança
Dessa forma, pode-se definir liderança como o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo. Porém, existem três implicações importantes nesta definição.
Primeira: a liderança envolve outras pessoas, o que contribuirá na definição do status do líder. Segunda: a liderança envolve uma distribuição desigual de poder entre os líderes e os demais membros do grupo. E terceira: a liderança é a capacidade de usar diferentes formas de poder para influenciar de vários modos os seguidores.
Antigamente a função de chefia era denominada capatazia, ou seja, o "líder" era chamado de capataz. Depois passou a ser "chefe". Atualmente ainda utilizamos várias expressões para denominarmos as funções com autoridade, tais como: supervisor, inspetor, gerente, tenente etc. Embora isso aconteça percebemos que estas expressões, aos poucos vão sendo substituídas para dar lugar a liderança. Isto é desaparece o "chefe" e nasce o "líder”. Muitos confundem chefia e liderança. Alguns chegam a confundi-las usando -as como sinônimos. Na verdade, surge muitas contradições quando se trata de conceituar estes dois termos. Porém, uma coisa é certa: " Nem todo chefe é líder e nem todo líder é chefe."
Um "chefe" poderá tornar-se líder, desde que aja no sentido de obter participação, envolvimento e adesão do grupo, com vistas a alcançar determinados objetivos.
Existe na literatura várias características para diferenciar chefia de liderança, inclusive confundindo-se com outros termos, como administrar e gerenciar.
"Chefia: é a