Liderança
A liderança existe desde o início da história das civilizações, surgindo em diversos contextos e épocas. Sempre houve alguém que se destacava em meio aos grupos por características pessoais como comando e carisma. No contexto atual a liderança é algo valorizado pelas organizações e exigido pelo mercado de trabalho. Todavia, não há um conceito único sobre o que é liderança. Nesse sentido Spector (2010, p. 594) salienta que “alguns estudiosos da liderança propuseram muitas definições diferentes a respeito e nenhuma delas foi universalmente aceita. A idéia comum que faz parte de várias definições diz que liderança envolve influenciar as atitudes, crenças, comportamentos e sentimentos de outras pessoas. Mesmo quem não é líder pode influenciar outras pessoas, mas os líderes exercem uma influência desproporcional; ou seja, o líder tem mais influência do que aquele que não é líder.”
Geralmente os líderes estão presentes em cargos de supervisão. Deste modo Spector (2010, p. 494) afirma que “dentro de uma organização os lideres estão sempre associados a cargos de supervisão, porém, ser um supervisor não garante que você será capaz de influenciar os outros. Além disso, muitos líderes nas organizações não têm um título formal. Os líderes informais surgem dos grupos de trabalho e podem ter maior influência sobre o comportamento dos membros do grupo do que os supervisores.”
A fim de entendermos o que é liderança, os conceitos que englobam esse tema e a importância que um líder possui dentro de uma organização é que nos propusemos a desenvolver esse trabalho.
Ressalta-se que os tópicos referentes à temática de liderança, descritos a seguir, servirão de embasamento teórico para o Treinamento de Liderança, o qual será proposto em sala de aula.
A ABORDAGEM DAS CARACTERÍSTICAS DO LÍDER
É a perspectiva mais antiga para o estudo da liderança.
Essa abordagem se baseia na crença de que algumas pessoas são melhores líderes do que outras e de