Pesquisa
Palavras-chave: Gestão do conhecimento, Tecnologia da informação, Estratégia. 1. Introdução Vivencia-se um período da história humana caracterizada por profundas e rápidas transformações em todo o contexto sócio-econômico-cultural. As mudanças ocorrem em grande velocidade e é indispensável que as pessoas que dirigem organizações tenham à sua disposição ferramentas que lhes permitam dar respostas eficientes e seguras para a tomada de decisões. O novo milênio está trazendo na sua bagagem novos conceitos para a avaliação e o desempenho de uma empresa quanto à sua forma de administrar. As grandes transformações ocorridas têm exigido das organizações a procura de recursos e tecnologias cada vez mais diversificadas de apoio à gestão empresarial.
Segundo PHILLIPS (2002) “A economia digital está reinventando o mundo do trabalho e a maneira como nos relacionamos. Como uma onda, ela varre os limites organizacionais, elimina as hierarquias e estilhaça as aldeias de comando”.
Neste novo cenário, urge a necessidade da Gestão do Conhecimento para uma nova lógica produtiva: a adoção dos sistemas integrados de gestão empresarial (Enterprise Resource
Planning – ERP). O sistema ERP é um software de