Liderança
aline aparecida huinka da silva
FABIANO Forrer
INA
liderança
curitiba
2013
1. Introdução
Este trabalho relata alguns conceitos de liderança observados no filme ‘Erin Brockovick, uma Mulher de Talento’, que conta a história real de Erin Brockovich, uma bela americana que nos anos 90 trabalhava num escritório de advocacia, como arquivista, quando se interessou pelo caso de uma empresa de eletricidade cujos dejetos estavam contaminando com substâncias tóxicas a água de uma pequena cidade da Califórnia. Durante cinco anos, ela visitou diariamente as famílias que viviam na cidadezinha, acompanhando os casos de envenenamento e reunindo provas para abrir uma ação judicial contra a companhia. Não desanimou até ganhar a causa, no valor de 333 milhões de dólares, dos quais recebeu uma comissão de 2milhões de dólares.
Sua extraordinária história de coragem e persistência foi contada em 2000 no filme que leva seu nome e deu um Oscar a Julia Roberts pelo papel-título. Após a ocorrência Erin trabalhou na mesma firma, como diretora de pesquisas e também ministrando palestras e consultoria sobre processos envolvendo resíduos tóxicos.
2. LIDERANÇA
2.1 TEORIA DOS TRAÇOS
Neste momento podemos analisar a TEORIA DOS TRAÇOS, pois Erin não consegue a vaga devido as suas características: agressiva, vulgar, divorciada e com três filhos. Mas em momento algum Edward consegue ver as atitudes determinada, inteligente, organizada e disciplinada, requisitos importantes em um líder.
2.2 TEORIAS COMPORTAMENTAIS
Neste momento do filme percebemos um estilo AUTOCRÁTICO, pois Erin decide investigar tudo sozinha, vai atrás das famílias e coleta informações. Ela adota seu próprio método de trabalho e age de maneira determinada.
Mais adiante ela adere ao estilo DEMOCRÁTICO onde Erin compartilha as informações com o dono da empresa, o