Liderança
A história da liderança é antiga, nasceu no território da Mesopotâmia, por volta de 4.000
a.C. Era uma rica região da Ásia Menor, a qual corresponde em grande parte o atual território da
República do Iraque. Os vestígios da liderança teve início nessa localidade; a necessidade de se viver em conjunto, em sociedade, fez com que surgisse lideres para que este projeto fosse seguido. Liderança
Ao definirmos o que é liderança deve-se explicar o papel do líder, dos seus liderados e a sua meta no processo social da liderança. Os liderados têm um objetivo a cumprir (missão) e o líder tem a função e fazer com que os mesmos possam ser conduzidos a trabalharem com eficácia e afinco na realização de seu trabalho, fazendo com que todos saiam ganhando. Dentro desta relação haverá fatores que influenciarão na tomada de decisão de um líder, que pode ser desde o trato com a equipe, ao conhecimento que têm embutidos como profissional.
Bases da autoridade
As bases da autoridade foram criadas por Max Weber e divididas em três motivos pelos quais o autor da ordem ou comando poderia ser seguido: a tradição, o carisma e a burocracia.
Devido aos conhecimentos obtidos de acordo com o tempo permitiu acrescentar mais dois motivos: as relações pessoais e a competência técnica, totalizando as cinco bases principais de autoridade que são dependentes uma das outras.
Tradição: É chamada de autoridade tradicional, pois leva uma pessoa ou grupo social a obedecer ao outro, porque a obediência é o hábito herdado das gerações anteriores, e se baseia na crença na santidade da ordem social.
A autoridade devida à tradição é característica das seguintes situações: Sociedades
Feudais; Família; Monarquias; “Currais eleitorais” E Coronelismo; Empresas e familiares (cujos hábitos administrativos são transmitidos de geração a geração de empregados).
Carisma: É a qualidade pessoal que desperta a devoção dos seguidores, ou seja, significa com divino. Está