Liderança
Não há uma receita que seguida à risca,resulte num líder.
Para liderar é preciso estar aberto aos desafios. Não existe uma receita, uma fórmula que se possa aprender com amigos ou instrutores. A arte de liderar é algo que deve ser construído no dia-a-dia. Você deve gostar desse papel, da determinação e da responsabilidade às quais ele te convida. Mas o prazer tem de vir junto.
Veja agora por que liderar é uma arte:
Liderança, estímulo e motivação
Antes de levar alguém a agir, você deve estimular essa pessoa com a emoção. Quanto mais fortes a relação e a ligação entre as pessoas, maior será a chance do colaborador querer ajudar o líder a alcançar os objetivos da empresa.
Liderança é pessoal
Mesmo num grupo, você precisa se relacionar com cada pessoa individualmente. As pessoas não se preocupam com o quanto você sabe, até que saibam o quanto você se preocupa com elas.
Liderança é aprendizado
Liderança é como investimento: rende juros e tem várias facetas: respeito; experiência; força emocional; habilidade com pessoas; disciplina; visão; vontade; e senso de oportunidade.
O que diferencia o líder dos seguidores?
O líder tem a capacidade de desenvolver e lapidar suas habilidades. O segredo do nosso sucesso está nos compromissos diários. Líderes são aprendizes.
Intuição e experiência
A intuição aponta caminhos que não são tão óbvios nem tão facilmente explicáveis. Saber unir intuição com experiência é o ponto forte da credibilidade do líder.
Ele sabe exaltar os pontos positivos de seus colaboradores. Também deve saber, igualmente, identificar os pontos críticos e lidar com eles, advertindo, aconselhando e discutindo as soluções.
O verdadeiro líder antecipa problemas e situações críticas e propõe soluções práticas.
Líderes seguros delegam poder aos outros
Existem líderes que têm o hábito de se livrar de outros líderes fortes. O melhor executivo é aquele que tem:
percepção